Vistoria de imóveis: o que é e por que é tão importante?

Vistoria de imóveis: o que é e por que é tão importante?

Chegou o tão sonhado momento de comprar um imóvel, mas, com a empolgação, vem também o receio de começar um investimento de alto valor e longa duração. Por isso, a vistoria de imóveis é uma parte importante do processo, já que te ajuda a conhecer o estado do imóvel, entender seu potencial e tomar uma decisão informada.


Uma inspeção profissional evita surpresas durante sua compra, identificando questões que possam estar presentes em um imóvel. Com o laudo de vistoria em mãos, você terá mais confiança para decidir se deve ou não fazer uma oferta sobre um determinado imóvel, ou negociar com o vendedor sobre possíveis reparos antes de assinar na linha pontilhada.


O que é vistoria de imóveis?


A vistoria de imóveis é a última etapa antes da assinatura do contrato imobiliário, sendo o momento em que o comprador ou o locatário pode observar, com o auxílio de um profissional qualificado, como um vistoriador ou um corretor, se o imóvel encontra-se nas condições descritas pela imobiliária ou incorporadora responsável pela transação.


É a maneira mais segura de comprar um imóvel, especialmente se você não tem muitos conhecimentos técnicos sobre o assunto. A partir do laudo de vistoria, você terá mais tranquilidade de investir boa parte do seu dinheiro, sabendo agora que o imóvel encontra-se em boas condições estruturais e pode ser valorizado.


No caso de locação de imóveis, essa prática se torna ainda mais indispensável para o locador, afinal, torna mais fácil e seguro avaliar se o espaço encontra-se nas condições de preservação que estavam antes da ocupação, e para o locatário, que terá a garantia de que a estrutura encontra-se exatamente como descrita no anúncio.


Como é realizada a vistoria de imóveis?


Na vistoria de imóveis, o profissional responsável deve avaliar toda a parte estrutural do imóvel e, a partir daí, desenvolver um laudo de vistoria, que será anexado no contrato de compra e venda ou de locação. Para preencher o documento com todas as informações necessárias, o vistoriador ou corretor deve considerar os seguintes pontos:


  • Se as dimensões do imóvel batem com a descrição e se as paredes ou pisos estão devidamente nivelados;
  • Se as tomadas e bocais de lâmpadas estão funcionando corretamente, com a voltagem indicada;
  • Se os encanamentos não apresentam vazamentos e infiltrações no momento da vistoria de imóveis, assim como riscos futuros;
  • Se as louças, como pias e vaso sanitário, estão funcionando corretamente e no estado de conservação indicado, assim como torneiras e registros;
  • Se as condições de revestimentos, como pisos, azulejos, forros e paredes estão adequadas às especificações do anúncio;
  • Se as portas e janelas encontram-se em estado de conservação adequado e funcionam sem esforços.


Lembrando que a vistoria de imóveis é a observação minuciosa de todas as instalações e estruturas do espaço, podendo haver mais ou menos itens que precisam ser avaliados e inseridos no laudo de vistoria. Também é importante que o profissional responsável anexe fotos do imóvel, a fim de ilustrar quaisquer problemas encontrados.


É possível contestar o laudo de vistoria do imóvel?


Sim. Você pode contestar o laudo de vistoria se tiver uma disputa com qualquer uma de suas conclusões. É importante que a vistoria de imóveis seja realizada por um profissional experiente, porém, se você tem provas de que o trabalho não foi realizado corretamente ou que algo significativo passou despercebido, é razoável que queira outra opinião.













Fonte: https://www.tarjab.com.br/blog/arquitetura-e-decoracao/vistoria-de-imoveis-o-que-e-e-por-que-e-tao-importante/



Compartilhe: