
Natureza e arte de mãos dadas em Cunha, SP!
Hoje você vai conhecer mais uma das riquezas do interior paulista e, certamente, incluirá esta cidade na sua lista de desejos. O nome dela é Cunha - SP, um destino de clima agradável, forte tradição artística e, principalmente, paisagens exuberantes por todos os lados.
Se você procura por um cantinho para escapar do cotidiano, onde possa fazer caminhadas que renovam o corpo e a alma, você encontrou! Mas se a sua vontade é adentrar em campos floridos para sentir aromas relaxantes, bom, aqui você também está no lugar certo!
Descubra o que fazer em Cunha e arrume suas malas!
Onde fica Cunha - SP, e como chegar?
Você está prestes a conhecer uma cidade que se revela entre a Serra do Mar e a Serra da Bocaina. Cunha é um município do estado de São Paulo, distante cerca de 230 km da capital. Este charmoso destino paulista faz divisa com Ubatuba - SP, Paraty - RJ, e Angra dos Reis - RJ.
O melhor jeito de chegar lá é pegando estrada — para isso, é preciso pegar a Via Dutra até a altura de Guaratinguetá e depois seguir pela Rodovia Paulo Virgínio (SP-171). Esse trajeto serve para quem tem como ponto de partida tanto São Paulo quanto o Rio de Janeiro. Ei, sabemos que você quer descobrir o que fazer em Cunha, mas antes, vamos passar mais algumas informações úteis para a sua viagem. Pode ser?
Qual a melhor época para ir a Cunha - SP?
Qual é o seu perfil de turista? Essa pergunta vale ouro quando o assunto é escolher a melhor época para visitar Cunha, em SP. Afinal, tudo depende das suas preferências! Se você quiser se refrescar nas cachoeiras da cidade, é bacana programar a sua viagem para o verão, já que as temperaturas têm uma média de 25 °C nessa época. Mas, se preferir curtir um clima frio em meio à serra, pode ser mais interessante ir durante o inverno, quando os termômetros ficam em torno de 15 °C e podem até registrar temperaturas negativas, segundo o site da prefeitura. Tudo indica que os turistas que escolhem Cunha como destino são do time do inverno, que é alta temporada por lá.
5 motivos para conhecer Cunha - SP
Planejar uma viagem é aquele momento em que as expectativas começam a subir, não acha? E é agora que você descobre o porquê de visitar a cidade serrana! Então acompanha aí:
Belezas naturais: Cunha é um grande espetáculo para os amantes da natureza. Cada canto da cidade oferece um vislumbre de beleza natural;
Arte e Tradição em Cerâmica: ao visitar a cidade, você poderá se conectar com a tradição local de criar peças únicas em cerâmica;
Cultura e história: além de ser visualmente encantador, o destino preserva sua história através das ruas de paralelepípedo e casarões antigos;
Festividades locais: o município paulista conta com uma variedade de festas regionais e culturais, como festivais de verão, de inverno e gastronômicos, além de celebrações religiosas ao longo do ano;
Proximidade com outros destinos espetaculares: a localização de Cunha - SP é privilegiada, permitindo que você dê uma passada em outras cidades incríveis, como Paraty, Ubatuba e Angra dos Reis.
O que fazer em Cunha - SP? 4 dicas
Chegou o momento mais aguardado: hora de ler o seu guia completo sobre o que fazer em Cunha! Para começar, vamos com as dicas do nosso parceiro que esteve lá e gostou tanto que resolveu compartilhar sua experiência.
1. Pedra da Macela
Um dos pontos mais emblemáticos da cidade é a majestosa Pedra da Macela. E não é para menos! O local é o pico mais alto de Cunha - SP, com 1.840 metros de altitude, de onde você terá uma vista privilegiada das serras e vales ao redor. Também é possível avistar o mar que banha cidades vizinhas, inclusive Ilha Grande - RJ.
Dica: para garantir esse visual incrível, é recomendável visitar em dias de céu limpo, sem risco de chuvas.
A caminhada para chegar ao topo tem 2 km, com subidas íngremes e pouca estrutura para turistas. Por isso é indispensável levar água e lanche, além de se preparar com roupas leves, corta-vento, calçados confortáveis e protetor solar. Ao fim desse trajeto, acredite, você terá mais uma experiência única e memorável em sua coleção. Programe-se para chegar ao topo junto ao nascer do sol e surpreenda-se!
2. Ateliês de Cerâmica
Cunha é um berço de talentosos ceramistas, e seus ateliês são como tesouros para os apreciadores de arte. As ruas da cidade revelam uma rica variedade de estabelecimentos dedicados à produção e venda de peças em cerâmica, assinadas por artesãos que conservam tradições de origem oriental e indígena.
Você encontra uma diversidade de itens que nasceram do barro, desde objetos decorativos até utensílios domésticos. Explore a riqueza e pluralidade da produção artística na cidade que é referência em cerâmica!
3. Lavandário
Uma das características mais atraentes do destino são os campos de Lavanda que envolvem os visitantes e despertam seus sentidos. Parece a Provença, na França, mas é Cunha mesmo, no nosso querido Brasil!
Ir ao Lavandário é um passeio imperdível; um espetáculo sensorial colorido por tons de roxo e o perfume característico da planta que tem o poder de acalmar. Além do cenário encantador da plantação, você poderá contemplar as belas montanhas do Vale do Paraíba.
O local também oferece a oportunidade de colher lavanda fresca e aprender sobre os processos de cultivo. E ainda conta com uma loja com diversos produtos feitos à base de flores, sobretudo cosméticos naturais.
Dica: para enriquecer seu roteiro sobre o que fazer em Cunha, sugerimos que você visite também os campos de lavanda do Contemplário.
4. Cachoeira do Pimenta
Aquele banho revigorante tem lugar certo em Cunha - SP: a Cachoeira do Pimenta. Localizada na Antiga Usina Hidrelétrica, ela possui várias quedas que totalizam 90 metros de altura, e também há um poço natural onde os visitantes podem nadar à vontade.
O acesso é feito por uma trilha de dificuldade média, caso você prefira deixar o carro no topo da cachoeira e descer até o poço por esse caminho. Essa opção é interessante se você deseja ver essa maravilha de cima, pois ali está o Mirante Ambiental. Outra alternativa é acessar a base da cachoeira de carro mesmo.
A Cachoeira do Pimenta é considerada a mais bonita da cidade e tem boa estrutura para turistas. Consequentemente, é a mais movimentada e pode ficar bem cheia nos fins de semana. Então, se você prefere tranquilidade, vale a pena conhecer outras cachoeiras na região:
Cachoeira do Deserto, com 12 metros de altura e 2 quedas d’água;
Canto das Cachoeiras, um ecoparque com várias cachoeiras e outras atrações;
Cachoeira do Mato Limpo, ideal para apreciar e molhar os pés, já que o poço não é tão convidativo quanto a do Pimenta.
Fonte: https://www.vaidelocaliza.com/viagem/o-que-fazer-em-cunha-sp

