Quem decide vender um imóvel, normalmente quer fazer isso de uma forma rápida e sem dor de cabeça. Tarefas como checar a documentação e realizar reparos na propriedade para tornar a propriedade mais convidativa podem ser essenciais para garantir uma boa venda de imóveis. Além disso, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados já que o processo de compra e venda envolve muita burocracia.

Neste artigo você vai encontrar dicas fáceis para garantir uma venda de imóveis rápida, além de tirar algumas dúvidas sobre esse processo. Confira!

A avaliação e seu papel na venda de imóveis

Um ponto muito importante a ser levado em consideração na hora de vender o seu imóvel é uma boa avaliação. Para quem não possui experiência no mercado e nem acompanha as oscilações de preço da sua região, definir um valor para o seu imóvel pode ser uma tarefa arriscada. Aqui, corre-se o risco de se pedir um valor muito acima da média da região e assim favorecer a venda de imóveis semelhantes ao seu que possuem um preço mais competitivo. Outra possibilidade é pedir um valor muito abaixo do mercado. Provavelmente você vai conseguir fazer uma venda rápida, mas acabará perdendo dinheiro nesse processo.

A solução pode ser contar com uma imobiliária de confiança. No geral, as imobiliárias possuem comitês especializados que levam em conta diversos fatores para a tomada de decisão quanto ao valor de uma propriedade. Eles analisam tendências de procura, localização, particularidades, além do valor de venda e locação de imóveis semelhantes. Você pode analisar o valor de imóveis semelhantes ao seu na sua região por meio de portais especializados como o da Lilian Agostinho Imóveis. 

7 dicas para uma venda de imóveis rápida

Vender um imóvel não precisa ser uma tarefa árdua. Para isso, algumas dicas podem ser úteis para acelerar o processo:

Confira a documentação

Ter a documentação do imóvel em dia acelera e muito o processo de venda. Então, antes mesmo de dar o primeiro passo para a oferta, cuide da questão documental. Após encontrar um comprador é necessário apresentar registros que permitam a transferência da propriedade, e como esse pode ser um processo demorado, é importante já ter esses papéis em mãos.

Além disso, é uma maneira de você garantir que não existe nenhuma pendência que impedirá a venda da propriedade. Os compradores só vão se interessar por imóveis que estejam totalmente regulares, já que ao adquirir uma residência, também se adquire qualquer dívida ou irregularidade que possa existir.

Faça reparos

Outra boa dica para garantir a venda do seu imóvel é a realização de pequenos reparos. Eles podem envolver pequenos danos pendentes como vidros quebrados, tomadas com mau contato, paredes manchadas e fechaduras emperradas. Esse processo é essencial para quem deseja realizar uma venda rápida, afinal, os compradores se interessam mais por propriedades prontas para morar, em que não precisarão realizar reformas. Assim, pinte as paredes e o teto para causar uma boa impressão, além de melhorar as imagens do anúncio.

Mantenha a limpeza

Outra parte muito importante é garantir a organização e limpeza do imóvel. Um ambiente agradável e limpo desperta maior interesse dos compradores, pois assim é mais fácil se imaginar vivendo naquele lugar. Desse modo, sempre antes de uma visita mantenha a casa arrumada e limpa. Ajeite os cômodos, mantenha as janelas abertas para uma boa ventilação e iluminação e deixe que a luz do dia destaque os pontos fortes da residência.

Faça um bom anúncio

Garantir uma boa oferta também é essencial. Procure detalhar todas as informações sobre o imóvel no anúncio e anexar fotos com os pontos fortes da propriedade. Lembre-se que esse é o primeiro contato das pessoas com a sua residência, então é importante que ele seja atrativo e as instigue a fazer uma visita. Seja detalhista com o número de quartos, metragem, existência de áreas de lazer ou espaços gourmet, e caso opte por vender o seu apartamento mobiliado, deixe isso claro no anúncio já que é um excelente diferencial.

Tire boas fotos

Como dito, um bom anúncio pode ser um enorme diferencial para a venda de um imóvel. Ele é o primeiro contato dos compradores com a residência e por isso precisa ser atrativo. O principal ponto, além da descrição da propriedade, são as imagens para divulgação. Se possível contrate um fotógrafo especialista em mercado imobiliário, ou conte com a ajuda de um corretor.

Esses profissionais são aptos a tirar as melhores fotografias da sua residência, ressaltando os seus pontos fortes. Outras dicas envolvem aproveitar da luz natural para tirar as fotos, além de buscar ângulos que favoreçam o imóvel, manter o alinhamento da imagem e retirar objetos pessoais e indícios de desorganização.

Não descarte a ideia de negociações

Em muitos casos os vendedores se mostram irredutíveis no valor pedido pelo imóvel. Essa estratégia pode dificultar um pouco a venda rápida do imóvel. Então, se for possível, esteja aberto a negociações, sobretudo sobre a forma de pagamento. Facilitar o acordo pode ser a forma mais fácil de efetivar uma venda e garantir que ambas as partes sejam beneficiadas pela transação.

Utilize portais especializados

Saber onde anunciar o seu imóvel também pode ser decisivo para uma boa venda. Evite anunciar em portais que não são especializados em compra e venda de imóveis. Eles atraem pessoas que já estão pré-dispostas a negociar uma unidade e isso é fundamental. A Casa Mineira Imóveis possui anos de experiência e reputação no mercado e seu portal conta com todos os recursos para que você anuncie o seu imóvel e garanta uma venda bem-sucedida.


A importância de se contar com uma boa imobiliária


Contar com uma boa imobiliária para auxiliar na venda do seu imóvel pode ser um excelente diferencial. Esses empreendimentos contam com profissionais especializados que conhecem bem as oscilações do mercado, as regiões, além de tornarem o processo de compra e venda mais seguros. Essas empresas, muitas vezes, possuem especialistas de um time jurídico que garantem a elaboração de um contrato que minimiza os riscos da transação.



www.casamineira.com.br/blog/venda-de-imoveis-as-principais-duvidas-sobre-esse-processo/