A nova dinâmica da vida condominial imposta pela pandemia da Covid-19 mudou muito o comportamento dos moradores. Com mais tempo dentro de casa, eles têm exigido mais dos síndicos e gestores em situações diversas. Mas, junto com essa realidade, uma tendência que se destaca no período é a adesão tecnológica e as portarias virtuais, ou remotas, têm conquistado o seu lugar.

O Censo 2021 do SíndicoNet feito neste ano mostra que 12% dos gestores de condomínios ouvidos já utilizam portaria virtual ou remota. Outros 36% disseram ainda não usar, mas consideram a ferramenta como uma opção futura.

E não é para menos. As portarias virtuais ou remotas contribuem diretamente para o aumento do nível de segurança dos inquilinos, facilitam processos que envolvem comunicação, eficiência e praticidade, além de reduzirem despesas condominiais.

Entenda, na prática:

A portaria remota é o exemplo perfeito de impacto na vida de moradores capaz de trazer, de forma positiva, uma mudança de cultura e costumes. Na prática, sua implementação substitui porteiros presenciais por agentes que, de maneira remota, abrem e fecham portões e garagens – além de, é claro, ficar de olho 24 horas nas áreas comuns por meio de câmeras e internet.

Nas portarias remotas, existe uma central de monitoramento remota que se comunica diretamente com os moradores. Já nas portarias virtuais, a central se comunica também com o condomínio, além dos moradores. Nos dois casos, para o bom funcionamento do sistema funcionar e para cumprir a sua função com segurança a inquilinos e moradores, é necessário o engajamento de todos os envolvidos no condomínio. 

Listamos aqui alguns benefícios e informações sobre o sistema de forma resumida:

  • O condomínio tem economia que pode chegar até 50% com a portaria remota
  • A portaria remota aumenta a segurança no condomínio
  • A portaria remota eficiente exige projeto personalizado
  • Se acabar a energia, a portaria remota não funciona
  • É preciso fazer manutenção periódica nos portões e interfones
  • A portaria remota dependa da internet para funcionar
  • A portaria remota exige engajamento total dos moradores


Como já dissemos, a mudança de portarias comuns para sistemas virtuais (ou remotos) é uma tendência crescente, especialmente na dinâmica atual, reflexo da pandemia, em que segurança e economia ganharam ainda mais importância.

O principal fator para que o condomínio fique mais seguro, é importante ressaltar, é a adesão e respeito dos moradores e inquilinos a todos os procedimentos de segurança existentes. Para que a implantação da portaria virtual ou remota seja um sucesso, é importante que todos no condomínio se engajem no processo.

O que acontece com as correspondências e pacotes?

O trabalho do zelador é essencial para o sucesso da migração para as portarias remotas. É ele quem recebe as correspondências, pacotes, além de acompanhar prestadores de serviço. No caso das portarias remotas, a central de monitoramento faz a comunicação direta com os inquilinos e moradores dos condomínios. Já a portaria virtual tem o objetivo de gerir a vaga do porteiro, apenas, e os próprios moradores passam a liberar o acesso (ou não) dos visitantes ao condomínio.

Quais equipamentos o morador precisa ter em casa?

Um interfone simples, que esteja em dia com a sua manutenção, já é o suficiente. Interfones com vídeos não são necessários, uma vez que algumas empresas oferecem as imagens da portaria online, por exemplo. Nesse caso, o morador consegue acessar as imagens da portaria pelo seu celular, tablet ou computador. Há ainda alguns sistemas que não usam interfone, mas sim o celular ou o telefone fixo do morador para comunicação direta.

O que fazer com delivery, entrega de alimentos, farmácia, etc?


O procedimento é o mesmo, apenas o porteiro não está no condomínio. O entregador vai tocar o interfone e a central remota vai avisar ao morador que sua encomenda chegou. A pessoa vai, então, ao encontro do entregador na entrada do condomínio. Outra opção é o entregador tocar diretamente na unidade que solicitou o serviço - isso depende do que vai ser acordado entre o condomínio e a empresa prestadora de serviço.

Nos dois casos, com portaria virtual ou remota, o zelador ou funcionário de serviços de limpeza podem receber as encomendas. Além disso, alguns condomínios já começaram a usar os “armários inteligentes” (lockers) para armazenar pacotes e encomendas.


(*) O SíndicoNet (https://www.sindiconet.com.br/) é a principal plataforma de conteúdo, tecnologia e serviços referência para síndicos, condomínios e administradoras condominiais do país. A companhia oferece também cursos de capacitação de síndicos e o portal ‘CoteiBem’, marketplace para cotação de serviços de todos os tipos para condomínios com mais de 5.000 fornecedores em mais de 200 cidades do país,cadastrados e avaliados por síndicos e administradoras de condomínios. Fundado em 1996, o SíndicoNet foi adquirido pelo QuintoAndar em 2020, mas mantém sua operação independente e focada em fortalecer o ecossistema condominial do país.  






Fonte: https://blog.casamineira.com.br/portaria-virtual-entenda/