Empresa especializada em vendas de imóveis de médio/alto padrão

avalista-e-fiador-por-que-e-necessario-na-compra-ou-financiamento-de-imovel - Lilian Agostinho Imobiliaria em Guaratinguetá
Quem vai financiar um imóvel precisa passar por uma série de etapas, entre elas, comprovar que TEM condições de arcar com o compromisso e apresentar garantias disso. É nesse momento que entra o avalista e fiador. Apesar de os dois serem uma garantia de pagamento, eles não são a mesma coisa, o que gera confusões e dúvidas. Você conhece quais são as diferença entre eles? Sabe quando cada um deles é necessário? Neste conteúdo, vamos explicar qual a função de cada um e, principalmente, como conseguir um. Se você pretende financiar um imóvel, precisa ler este texto. Vamos lá?

Entenda a diferença entra avalista e fiador

O avalista é aquela pessoa que dá uma garantia financeira em um contrato. Ele se torna um codevedor e deve assinar o título de crédito, também. Em caso de inadimplência, o avalista é a garantia de pagamento. Para isso, ele deve ser proprietário de um imóvel quitado, diferente do que ele resida. O fiador é a pessoa que se coloca como responsável pelo pagamento, caso o solicitante do crédito não consiga mais pagar. O fiador também assume outros deveres contratuais, não apenas o montante da dívida. Além de passar pela avaliação de crédito e comprovar renda, o fiador precisa ter um imóvel quitado, que pode ser o de sua residência. A principal diferença entre eles é que o fiador só pode ser acionado para pagamento quando se esgotaram todas as possibilidades de contato e cobrança com o devedor. No caso do avalista, não existe essa ordem de preferência. Ele pode ser contatado a qualquer momento da dívida, normalmente, desde a primeira parcela em atraso. Para as financeiras, é interessante acionar o avalista logo, pois ele pode auxiliar na cobrança do devedor.

Saiba quando cada um deles é necessário

Sabendo a diferença entre avalista e fiador, fica a dúvida de quando cada um é utilizado. O fiador é a figura mais solicitada nas transações imobiliárias e financeiras. Em contratos de aluguel, financiamento ou empréstimos, é comum pedirem um fiador como garantia. Já o avalista costuma ser solicitado em transações financeiras, como financiamentos e empréstimos. Entre os dois, o mais comum é o fiador. Apesar de ser acionado como último recurso, ele também é responsável pelos juros e multas do contrato, enquanto o avalista, não.

Veja quais as vantagens do contrato com avalista ou fiador

Ser avalista ou fiador é sempre um risco para quem se dispõe, pois pode acabar arcando com um dívida. Então, qual a vantagem desse tipo de garantia nas transações? Para a empresa que faz o financiamento ou empréstimo, é interessante envolver uma terceira pessoa. Afinal, ela vai assumir o compromisso de quitar com as dívidas caso o contratante não o faça. Além disso, avalista e fiador costumam ser uma pessoa da família ou amigo próximo. Isso funciona como um estímulo para o pagamento das parcelas em dia, já que ninguém deseja trazer um problema financeiro para essas pessoas. Para quem faz o contrato, contar com um avalista ou fiador é uma forma de garantia mais barata, pois não traz nenhum custo extra à operação. Outras formas de garantia, como o seguro, acarretam um valor a mais mensalmente, que pode corresponder a 15% do que está no contrato.

Confira como conseguir um avalista ou fiador

Sendo avalista e fiador uma maneira mais barata de garantir o seu contrato, como conseguir um? O primeiro passo é avaliar quais os requisitos exigidos pela instituição. A renda exigida e valor do imóvel podem variar de acordo com o valor total do contrato e das parcelas mensais. O segundo passo é analisar quais pessoas dentro do seu círculo de amizades e família que atendem a esses requisitos. Comece com os mais próximos, como pai e mãe, amigos íntimos, e vá ampliando o círculo. Na hora de pedir, seja claro em relação às condições do contrato e às suas capacidades de arcar com ele. Mostre que você consegue pagar a dívida, sua estabilidade e organização financeira para tal. Você precisa deixar claro que não será inadimplente. Para isso, confira nossas dicas de como se mostrar um bom pagador.

Tenha um histórico favorável

O histórico de pagamento é um fator que pesa bastante para conseguir um fiador ou avalista. Como eles são, justamente, a garantia de pagamento, uma pessoa que tem um histórico de não conseguir arcar com seus compromissos representa um alto risco. Afinal, a probabilidade de não conseguir pagar novamente é alta. Quem tem o nome sujo ou histórico de dívidas com amigos e familiares, reduz bastante suas chances.

Mostre sua organização financeira

Se o seu histórico pesa contra você, não se desespere. Uma maneira de mostrar mudanças em relação ao comportamento passado é apresentar uma planilha financeira detalhada. Mostre que você se planejou e organizou para arcar com o financiamento. Faça uma planilha com seus gastos e renda. Calcule a porcentagem que a parcela do financiamento ocupará da renda total, não deixando ela ultrapassar 30%. Tenha uma reserva de emergência. Se possível, faça um investimento específico para o pagamento das parcelas, como um plano B. Um planejamento detalhado mostra que você tem condições de arcar com o contrato, deixando o possível fiador ou avalista mais seguro.

Mostre sua estabilidade financeira

É importante, também, mostrar que sua fonte de renda é estável. Mesmo que você trabalhe como autônomo e tenha uma renda variável, precisa mostrar que você recebe o mínimo necessário para arcar com suas parcelas. Por exemplo, um vendedor, que ganha a maior parte do salário por comissões, precisa mostrar que, mesmo em meses de baixa, consegue arcar com seu compromisso. Conseguiu entender o papel de avalista e fiador? Sabendo sua função, as diferenças entre eles e, principalmente, colocando nossas dicas de como conseguir um, seu sonho da casa própria fica mais acessível. Lembre-se de que é muito importante dar segurança para a pessoa que se dispôs a ser sua garantia. Se você está pensando em financiar um imóvel, não deixe de dar uma conferida em nosso site e ver a grande variedade que temos em nosso portfólio www.lilianagostinhoimoveis.com.br

ENCONTRE UM IMÓVEL

Desenvolvido por Orions Sites